A reprodução assistida vem evoluindo muito ao longo dos anos, desenvolvendo técnicas que auxiliam casais com dificuldades para engravidar, seja por problemas de infertilidade ou não.
Atualmente, casais homoafetivos masculinos e femininos e pessoas solteiras com o desejo de uma produção independente também podem optar pelo tratamento para alcançar a gravidez.
Uma técnica muito utilizada na medicina reprodutiva é a cessão temporária de útero, popularmente conhecida como barriga de aluguel. É muito utilizada por mulheres que possuem algum impedimento de manter a gravidez e por casais homoafetivos masculinos ou homens solteiros que desejam ter filhos utilizando seu material genético.
Nessa situação, uma mulher cede de forma temporária o seu útero para receber os embriões e gerar aquela vida. Para isso, existem regras que possibilitam a realização da técnica, fazendo com que os procedimentos sejam feitos com segurança para todos os envolvidos.
O procedimento é feito no contexto da fertilização in vitro (FIV), principal e mais avançada técnica da reprodução assistida. A seguir, saiba mais sobre a barriga de aluguel e entenda como ela pode ajudar casais homoafetivos masculinos.
O que é barriga de aluguel?
Barriga de aluguel é o nome popular dado à técnica de cessão temporária de útero (ou útero de substituição), realizada na FIV. Apesar do termo, o procedimento não pode envolver nenhuma relação comercial e é pautado em regras que proporcionam mais segurança física e legal para todos os envolvidos.
Todos passam por uma avaliação emocional e física, sendo o processo documentado e registrado para consultas posteriores. A mulher que cederá o útero tem sua saúde reprodutiva analisada para evitar riscos a si e ao feto.
No caso dos casais homoafetivos masculinos, o material genético feminino é resultado de doação, tendo a mulher cedente apenas a função de promover o desenvolvimento do feto durante a gestação. No caso dos gametas masculinos, podem ser de um dos parceiros ou de doação.
A mulher que doará os óvulos passa por uma estimulação ovariana, feita com medicamentos hormonais, que estimula o desenvolvimento de mais folículos. Esse processo é acompanhado por ultrassonografias para identificar o melhor momento para a indução da ovulação e a coleta dos óvulos. A doação é feita de forma voluntária e totalmente anônima, ou por parentes de até quarto grau de um dos homens do casal, desde que não incorra em consanguinidade.
O sêmen é coletado por masturbação e são selecionados os melhores gametas para o procedimento. Também pode ser utilizado material genético obtido por meio de doação de sêmen caso os parceiros envolvidos sofram com algum problema de infertilidade.
Em laboratório, é feita a fecundação e tem início o desenvolvimento do embrião até o momento ideal para a sua transferência ao útero. Com tudo preparado, os embriões são transferidos para iniciar a gravidez.
A barriga de aluguel é muito importante para casais homoafetivos masculinos, que também podem realizar seu sonho de ter filhos biológicos por meio dessa técnica, utilizando seu material genético para a fecundação de óvulos doados.
Quais as regras para a realização da técnica?
Existem algumas regras definidas pelo Conselho Federal de Medicina que regulamentam a realização da cessão temporária de útero. Desta forma, as pessoas envolvidas possuem maior segurança e ela pode ser feita com uma tranquilidade maior. São elas:
Como a barriga de aluguel pode ajudar casais homoafetivos masculinos?
Com o avanço da medicina, os casais homoafetivos masculinos puderam realizar o desejo de ter seus filhos biológicos. A barriga de aluguel é fundamental nesses casos.
Ambos os parceiros passam por exames de investigação para analisar a saúde reprodutiva. O material genético do parceiro doador é coletado e selecionado, sendo utilizado apenas os melhores gametas para a fecundação dos óvulos doados. O procedimento também pode ser feito com sêmen doado, caso ambos sofram com problemas de infertilidade.
Todas as medidas legais são tomadas durante o tratamento para resolver questões de filiação, sendo a documentação do registro civil providenciada ainda durante a gravidez.
É feito um acompanhamento psicológico durante todo o tratamento para garantir que os envolvidos estejam bem emocionalmente, aumentando as chances de uma gravidez de sucesso.
Se esse assunto é interessante para você, leia mais sobre a cessão temporária de útero ou barriga de aluguel, como é popularmente conhecida a técnica e saiba mais sobre o assunto.
Deixe o seu comentário: