Endometriose superficial e infertilidade - Clínica Reproduce Endometriose superficial e infertilidade - Clínica Reproduce
BLOG

Endometriose superficial e infertilidade

A endometriose é uma doença que afeta mulheres em idade reprodutiva, caracterizada pelo crescimento anormal de células endometriais fora da cavidade uterina, em órgãos como ovários, tubas uterinas, intestino e bexiga.

É uma doença hormônio-dependente e, por esse motivo, não se manifesta antes da primeira menstruação e tende a retroceder depois da menopausa. Ela pode ser classificada em três tipos: peritoneal superficial, ovariana (endometriomas) e infiltrativa profunda.

A classificação da doença acontece de acordo com seus aspectos morfológicos, observando características das lesões como o seu tamanho, profundidade e gravidade da situação.

Em alguns casos, a endometriose pode causar a infertilidade feminina, provocando grande dificuldade para alcançar a gravidez. Em seu modo superficial, é comum que as lesões se encontrem na região do peritônio e podem atingir órgãos próximos como tubas uterinas, útero, ovários e bexiga.

Apesar de ser uma forma mais leve da patologia, a peritoneal superficial pode causar complicações para a saúde da mulher, evoluindo para quadros mais graves e afetando a sua fertilidade.

A seguir, saiba mais sobre a endometriose superficial e conheça a sua relação com a infertilidade da mulher. 

O que é infertilidade feminina? 

A mulher nasce com seus folículos já formados no organismo e eles se desenvolvem ao longo de sua vida reprodutiva. Essa quantidade é determinada desde o nascimento e diminui com o tempo, inclusive em qualidade.

Durante o ciclo menstrual, ocorrem diversas mudanças no organismo promovidas pela ação dos hormônios, pois o corpo é preparado para receber o embrião e dar início à gravidez.

Algumas alterações provocadas por certas doenças podem interferir no processo de reprodução. Quando os órgãos do sistema reprodutor não funcionam de maneira correta, o caminho até a gravidez pode ser dificultado.

Existem diferentes patologias capazes de afetar a fertilidade da mulher, como aquelas que ocasionam as disfunções ovulatórias, os miomas uterinos, a síndrome dos ovários policísticos (SOP), a endometriose, entre outras.

A infertilidade é um problema que pode ser considerado após 12 meses de tentativas do casal, sem utilizar métodos contraceptivos. Devido ao fato de a reserva ovariana diminuir com o passar da idade, é recomendado iniciar a avaliação e tratamento após 6 meses de tentativas se a mulher possuir 35 anos ou mais.

O que é endometriose superficial? 

A endometriose superficial é um tipo de endometriose que afeta muitas mulheres durante a sua vida fértil. É caracterizada pelo crescimento anormal das células endometriais fora da cavidade uterina.

Nessa forma da doença, é comum que as lesões se manifestem de maneira superficial na região do peritônio, membrana de revestimento dos órgãos da cavidade abdominal. Desta forma, outros órgãos como os ovários, útero, tubas uterinas e bexiga podem ser afetados. 

Em muitos casos, essa condição pode ser assintomática, tornando o seu diagnóstico mais difícil. Devido à falta de informação, muitas mulheres acabam convivendo com a endometriose sem ter conhecimento. 

Entre os sintomas mais comuns, é possível encontrar as cólicas intensas durante o período menstrual, dor durante a relação sexual e a dificuldade para engravidar.

Devido aos sinais muito semelhantes aos recorrentes do ciclo menstrual, a mulher acaba não procurando auxílio médico, o que pode fazer com que a doença evolua e provoque alterações mais graves.

Em muitos casos, a mulher só descobre essa situação quando encontra dificuldades para engravidar e procura um médico. Por se tratar de lesões superficiais, é necessário uma avaliação detalhada, inicialmente realizada por uma ultrassonografia transvaginal com preparo especial ou ressonância magnética da pelve. 

Quando não for possível identificar os focos por serem menores, mas existem sintomas evidentes da presença da patologia, pode ser indicada uma videolaparoscopia, que possibilita a visualização direta da cavidade pélvica, identificando e removendo as lesões.

Qual a relação da endometriose superficial com a infertilidade?

A fertilidade da mulher com endometriose superficial pode ser afetada devido a algumas alterações que a doença causa no organismo. Assim, o processo de reprodução pode ser mais difícil, mas não impossível.

A presença do tecido ectópico provoca um processo inflamatório, que secreta substâncias chamadas citocinas. Elas afetam o desenvolvimento e amadurecimento dos folículos, provocando distúrbios na qualidade da ovulação, ao mesmo tempo que podem comprometer o movimento das tubas uterinas para captar o óvulo liberado na ovulação, quando ela acontece, dificultando ou impedindo a fecundação nos dois casos. 

Além disso causam um efeito tóxico nos óvulos, nos espermatozoides e nos embriões formados pela fecundação, resultando em má qualidade embrionária e, consequentemente, em falhas na implantação e abortamento. 

Falhas na implantação e abortamento também podem ocorrer como consequência da interferência no ciclo endometrial, levando a um deslocamento da janela de implantação, período mais receptivo para o embrião implantar. 

Qual o tratamento mais indicado? 

A endometriose é uma doença que não possui cura, mas pode ser controlada para diminuir os seus sintomas e proporcionar uma melhor qualidade de vida para a mulher. O tratamento mais indicado depende do tipo e da gravidade da doença, além de ser levado em consideração o desejo de engravidar.

Quando a mulher não deseja engravidar, pode fazer o uso de medicamentos anticoncepcionais para o alívio dos sintomas. Quando o procedimento não for bem-sucedido, pode ser feita a cirurgia por videolaparoscopia para a retirada dos focos da doença. Nesses casos, é necessário manter todo o cuidado para preservar a fertilidade da mulher.

Para mulheres que desejam engravidar, é recomendado o tratamento pela reprodução assistida, por meio de técnicas como a fertilização in vitro (FIV). É um método muito eficiente e avançado, indicado em muitos casos de infertilidade.

Se você se interessa por esse assunto, não deixe de ler mais sobre a endometriose e fique por dentro de todos os detalhes dessa doença que afeta tantas mulheres atualmente.

Compartilhar:

Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clínica Reproduce
Clínica Reproduce -