Barriga de aluguel é uma técnica muito importante para a reprodução assistida, sendo uma grande aliada de mulheres que não podem engravidar e de homens solteiros ou casais homoafetivos masculinos que querem gerar um filho biológico.
Apesar de ser popularmente utilizado, o termo “barriga de aluguel” é considerado inadequado pelo Conselho Federal de Medicina, já que o procedimento não pode ter caráter comercial ou lucrativo. De acordo com a resolução 2168 do CFM, os termos mais adequados são “cessão temporária de útero” ou “útero de substituição”.
A técnica é autorizada e regulamentada pela mesma resolução, mas existem regras que devem ser cumpridas e casos específicos em que pode ser realizada. Conheça todos os detalhes neste texto:
A barriga de aluguel, ou cessão temporário de útero, é uma técnica complementar de reprodução assistida, que permite que as mulheres que não podem engravidar por problemas relacionados ao útero ou mesmo homens sem parceiras tenham filhos biológicos.
Complementar à fertilização in vitro (FIV), essa técnica consiste em gerar um embrião em laboratório com os gametas dos futuros pais (ou de um deles somado a um óvulo doado) e então transferir para a mulher que vai passar pela gestação.
Apesar de ceder seu útero, a mulher que engravida não tem nenhuma relação biológica com o bebê que vai nascer. Mesmo no caso de homens solteiros ou casais homoafetivos, não é permitido utilizar os óvulos desta mulher. Nestas situações, utiliza-se óvulos de uma doadora anônima.
Existem algumas regras que devem ser seguidas e alguns pré-requisitos para que a mulher possa ser a “barriga de aluguel”. Algumas regulamentações importantes são:
Além disso, todos os envolvidos devem passar por testes psicológicos e apresentar um atestado comprovando a adequação para se submeterem à técnica. Ainda, os pais devem assinar um compromisso de registro civil da criança.
Apesar de ser autorizada e regulamentada, no Brasil a técnica não pode ser realizada por qualquer pessoa. Apenas pacientes em situações específicas podem optar pela cessão temporária de útero.
Uma das indicações são as mulheres que não podem engravidar por não terem útero ou por sofrerem com anormalidades uterinas. Ainda, aquelas que não podem levar uma gravidez até o fim por possuírem doenças que podem causar o risco de morte durante a gestação, como problemas cardíacos, pulmonares, entre outros.
Casais homoafetivos masculinos e homens solteiros que optam pela reprodução independente também podem se beneficiar da técnica de útero de substituição.
A barriga de aluguel é uma técnica complementar à fertilização in vitro. O processo é feito como em qualquer outra realização da FIV, com mínimas modificações.
A primeira etapa é fazer a coleta dos gametas. No caso de casais heteroafetivos, a mulher deve passar pela estimulação ovariana e indução da ovulação, para que seus óvulos possam ser coletados por meio de punção folicular. O homem deve realizar a coleta de seu sêmen por meio de masturbação na clínica de reprodução assistida. Em seguida o sêmen é preparado e os melhores espermatozoides são selecionados para a realização da fertilização.
No caso de homens solteiros ou casais homoafetivos masculinos, é feita apenas a coleta do sêmen (para o casal homoafetivo masculino apenas um dos homens irá realizar a coleta). Os óvulos utilizados serão de uma doadora anônima selecionada pela clínica, de acordo com as características físicas definidas pelos pacientes.
Com os gametas coletados e selecionados, é feita a fecundação em laboratório por meio de injeção intracitoplasmática de espermatozoide (FIV com ICSI). Essa técnica consiste em injetar um único espermatozoide dentro de cada óvulo.
O embrião é cultivado em laboratório por 5-6 dias, e em seguida é transferido para o útero de substituição. Para que a transferência possa ser feita, a mulher deve passar por um preparo endometrial, para que o tecido esteja em condições adequadas para receber o embrião, aumentando as chances da nidação acontecer.
Depois de 14 dias, deve-se realizar um exame de sangue para confirmar a gestação. Caso o resultado seja negativo, é possível que outras tentativas sejam feitas. A taxa de sucesso da fertilização in vitro é de aproximadamente 50%.
A cessão temporária de útero é uma técnica muito importante e pode ajudar muitas pessoas a realizarem o sonho de ter um filho biológico.
Se considera este conteúdo relevante, leia aqui no site outro artigo com mais informações sobre a barriga de aluguel.
Deixe o seu comentário:
Gostaria que essa técnica chegasse a Moçambique pois ajudaria muitas pessoas…
Interessante…
Que bom que você gostou, Rosenilda!
Continue comentando e acompanhando os nossos posts!
Boa noite gostaria de saber se a clínica indica pessoas pra ser barriga de aluguel
Olá, Eliza! Obrigado pela sua pergunta.
A resolução do CFM atualizada em 2022 explana que não é mais obrigatório que a barriga solidária tenha grau de parentesco com o casal ou a mulher tentante. A escolha dessa figura fora do vínculo familiar ocorrerá mediante a comprovação da impossibilidade de a tentante ou de uma parente próxima ser essa figura, sendo necessária a solicitação de uma autorização de excepcionalidade junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM) da jurisdição em que os tentantes estão situados.
Essa é uma escolha que o casal deve fazer.
Gostaria de saber quanto custa um procedimento desse, e qual o primeiro passo que o casal tem que tomar?
Olá Alessandro, tudo bem?
Para valores você pode entrar em contato pelo:
Telefone: (15) 3141-5326
WhatsApp: 15 99630-7844
Também será todo o passo a passo que o casal irá precisar para a realização do procedimento.
Atenciosamente,
Oi boa noite
Gostaria de saber mais informações
Tenho interesse em ser barriga de aluguel
31)991714296
Olá Raquel, tudo bem?
Para informações sobre ceder a cessão temporária de útero, pedimos que entre em contato diretamente pelo nosso telefone ou WhatsApp.
Telefone: (15) 3141-5326
WhatsApp: (15) 99630-7844
Atenciosamente,
sou solteiro e gostaria de contratar barriga de aluguel.
é possível?
Olá Antônio, tudo bem?
Sim, é possível realizar a técnica complementar de reprodução assistida, conhecida também como cessão temporária de útero, para homens sem parceiras que desejam ter filhos biológicos.
Nós temos outro blog super interessante sobre o assunto, vale a pena visitá-lo para esclarecer outras dúvidas:
http://reproduce.com.br/cessao-temporada-de-utero-barriga-de-aluguel/
Atenciosamente,
Eu queria ser barriga de aluguel como faço esse e meu contato 96999728501
Olá Elizama tudo bem?
Agradecemos a sua disposição e interesse, pode entrar em contato diretamente por um desses números por favor.
15 3141-5326 ou 15 99630-7844
Atenciosamente,