Uretrite: o que é e qual a relação com a infertilidade? - Clínica Reproduce Uretrite: o que é e qual a relação com a infertilidade? - Clínica Reproduce
BLOG

Uretrite: o que é e qual a relação com a infertilidade?

A uretra é um canal que conecta a bexiga à parte externa do corpo, e sua função principal é permitir que a urina seja eliminada. O canal está presente no organismo de homens e mulheres, mas com características bem diferentes.

Nos homens, a uretra também tem a função de permitir a passagem do sêmen no momento da ejaculação. Isso faz com que o canal seja extremamente importante para a fertilidade masculina.

E apesar de não estar diretamente relacionado do sistema reprodutor feminino, certas alterações neste canal também podem deixar a mulher infértil.

Um dos problemas mais comuns é a uretrite, uma doença que provoca uma infecção ou inflamação na uretra. Para mais informações e para entender sua relação com a infertilidade, continue lendo:

O que é uretrite?

A uretrite é caracterizada por uma inflamação ou infecção na uretra, podendo ser infecciosa e causada por bactérias ou vírus; ou não infecciosa, causada por traumas físicos, produtos químicos e outros. Ainda, a uretrite pode ser classificada como gonocócica e não-gonocócica.

A uretrite gonocócica é causada pela Neisseria gonorrhoeae, bactéria causadora da gonorreia.

A não-gonocócica pode ser causada por:

Quando identificada em estágios iniciais e tratada adequadamente, a uretrite pode ser curada sem gerar graves consequências. Caso contrário, a inflamação ou infecção pode atingir outros órgãos e causar sérias complicações, incluindo a infertilidade.

Esta é uma doença que pode atingir homens e mulheres de todas as idades.

Sintomas

A uretrite é uma doença que, na maioria dos casos, se apresenta de forma assintomática. Porém, alguns sintomas mais comuns, tanto em homens quanto em mulheres, são a vontade frequente e urgente de urinar, além de dor e ardor nessa situação.

Outros sintomas podem se manifestar, de acordo com o gênero do paciente.

Nos homens, pode-se notar, entre outros sintomas:

Já nas mulheres, alguns dos sintomas mais comuns da uretrite são:

A infertilidade também é considerada um sintoma da uretrite. Como muitas vezes a doença é assintomática, muitos pacientes só são diagnosticados após encontrarem dificuldades para engravidar e darem início à investigação da infertilidade.

Exames e diagnóstico

Diversos exames podem ser utilizados para o diagnóstico da uretrite. Como a doença pode ser causada por diferentes agentes etiológicos, diferentes métodos podem ser necessários para identificar o problema.

Os exames mais comuns são:

Se necessário, o médico pode indicar outros exames mais específicos, de acordo a análise de cada caso.

Uretrite e infertilidade: qual a relação?

A uretrite não tratada adequadamente pode causar diversas complicações no organismo humano, sendo que a maioria destes problemas está relacionada à infertilidade.

Nos homens, a doença em um estágio infeccioso bastante grave pode causar o estreitamento da uretra, diminuindo o fluxo urinário e também afetando o fluxo seminal. Além disso, a inflamação pode se desenvolver e atingir órgãos como o epidídimo, os testículos e a próstata, prejudicando a produção e o transporte dos espermatozoides.

Ou seja, a uretrite pode resultar em espermatozoides de baixa qualidade e impedir que eles sejam ejaculados.

Nas mulheres, as complicações mais comuns que estão relacionadas à infertilidade são a infecção no colo uterino e a DIP — doença inflamatória pélvica. Estes problemas afetam o útero, os ovários e as tubas uterinas, dificultando principalmente a fecundação.

Além disso, quando as tubas uterinas estão alteradas por uma inflamação prévia e a fecundação acontece, o embrião pode começar a se desenvolver nas próprias tubas, resultando em uma gestação ectópica. Este tipo de gestação é um problema, pois, além de o embrião não sobreviver muito tempo fora do útero, a vida da mãe é colocada em risco.

A uretrite também pode ter consequências sérias para mulheres infectadas durante uma gestação, principalmente em casos de uretrite gonocócica. Isso pode causar abortamento, parto prematuro e anomalias no feto.

Tratamentos e reprodução assistida

O tratamento da doença depende de sua classificação e do agente etiológico. É necessário tratar o problema que causou a uretrite.

Em casos de ISTs e outras causas bacterianas, o tratamento é feito por meio de antibióticos. A doença causada por fatores virais é tratada com antivirais.

Em alguns casos, recomenda-se que o parceiro(a) sexual do paciente também seja tratado, para evitar possíveis reincidências.

Quando a uretrite é inflamatória, causada por fatores químicos ou traumáticos, indica-se o uso de anti-inflamatórios.

Quando os pacientes diagnosticados com uretrite demonstram o desejo de engravidar, a recomendação inicial é que a doença seja tratada para que a gestação possa acontecer de forma natural.

Se a infertilidade permanecer mesmo após o tratamento, a reprodução assistida pode ser a solução.

Principalmente nos casos em que a dificuldade de engravidar é causada pela obstrução na uretra, impedindo a passagem dos espermatozoides; ou obstrução das tubas uterinas, dificultando a fecundação; a recomendação é a fertilização in vitro (FIV).

Na FIV a fecundação acontece em laboratório, após os óvulos e espermatozoides serem coletados. O embrião já fecundado é cultivado por alguns dias e em seguida é transferido diretamente para o útero da mulher. Esta é uma possibilidade que apresenta grande taxa de sucesso.

Para mais informações sobre a doença, leia nosso conteúdo sobre a uretrite.

Compartilhar:

Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clínica Reproduce
Clínica Reproduce -