Quando um casal passa por doze meses de tentativas de engravidar e não obtém um resultado positivo, é necessário buscar auxílio médico para entender quais são as causas do problema. Essa condição é chamada de infertilidade e quando está relacionada a fatores masculinos, de infertilidade masculina.
Existem diversas possíveis causas de infertilidade masculina, como doenças, infecções, alterações hormonais e hábitos de vida. Esses e outros problemas podem prejudicar a produção ou o transporte dos espermatozoides, fazendo com que a fecundação seja dificultada ou impossibilitada.
Conhecer a causa é fundamental para que o tratamento mais adequado seja realizado, a fim de promover a recuperação da fertilidade do homem. Quando não é possível alcançar a gravidez de forma natural, a reprodução assistida pode auxiliar.
Saiba mais sobre a infertilidade masculina e descubra quais são as principais causas do problema.
O sistema reprodutor masculino é composto por diversos órgãos, que possuem funções extremamente importantes para a saúde reprodutiva do homem. Quando há um comprometimento ou alterações em qualquer órgão da estrutura, pode haver um prejuízo na produção ou transporte dos espermatozoides, causando a infertilidade masculina.
Entre os órgãos mais importantes estão os testículos. Eles são responsáveis pela produção de espermatozoides, chamada espermatogênese, e também de alguns hormônios importantes, como a testosterona. Após a produção, os espermatozoides são armazenados nos epidídimos.
Outros órgãos importantes são a vesícula seminal e a próstata, responsáveis, respectivamente, pela produção do líquido seminal e do líquido prostático. Ambos são componentes do sêmen, juntamente com os espermatozoides. O sêmen é ejaculado pela uretra e pênis.
A infertilidade masculina é causada por problemas com os espermatozoides, que podem estar relacionados à produção, à qualidade ou ao transporte desses gametas, como consequência doenças, infecções, hábitos de vida, entre outros fatores.
As causas mais comuns da infertilidade masculina são:
A varicocele é a principal causa da infertilidade masculina. A doença se caracteriza pela dilatação anormal das veias testiculares. Entre outras consequências, elas podem causar o aumento da temperatura dos testículos, prejudicando a espermatogênese.
Apesar de a varicocele ser a doença mais comum que se relaciona com a infertilidade do homem, diversas outras podem atingir o sistema reprodutor. Entre as principais, estão:
Ainda, doenças como a diabetes, tumores nos testículos, além de traumas da genitália masculina, podem afetar a fertilidade masculina de diferentes maneiras.
Algumas infecções, principalmente as sexualmente transmissíveis (ISTs), são responsáveis pela infertilidade do homem. Entre as mais comuns estão a gonorreia e a clamídia.
As ISTs causam diversas alterações nos órgãos reprodutores, tanto de homens quanto mulheres, e podem estar relacionadas ao surgimento de outras doenças. No caso masculino, há uma associação entre as ISTs citadas e inflamações como a epididimite, a uretrite e outras.
As alterações hormonais afetam o organismo de uma pessoa como um todo. Elas podem causar não só a infertilidade, mas também problemas no sono, na manutenção do peso, alterações na pele, entre outras questões.
As causas mais comuns dos distúrbios hormonais são a presença de determinadas doenças, o uso de medicamentos e alguns hábitos de vida relacionados à alimentação, prática excessiva de atividades físicas, uso de drogas, estresse, entre outros.
O tratamento para infertilidade masculina é definido após uma profunda investigação da condição e suas causas. Inicialmente, é necessário tratar o problema diretamente de acordo com as características de cada patologia.
Quando a causa da infertilidade é tratada, existem chances de se recuperar o potencial fértil de forma natural e engravidar sem a necessidade de outras intervenções.
Porém, há situações em que o paciente encontra dificuldades para alcançar uma gestação mesmo após o tratamento, e, nesses casos, a reprodução assistida passa a ser a indicação para aumentar as chances de engravidar.
A reprodução assistida é a área da medicina que auxilia casais inférteis a realizar o sonho de ter um filho. Existem três diferentes técnicas e diversos procedimentos complementares, que permitem o tratamento inclusive dos casos mais graves.
Apenas duas entre as três principais técnicas podem ser indicadas para a infertilidade masculina: a inseminação artificial (IA) ou intrauterina (IIU) e a fertilização in vitro (FIV). A IA é indicada para casos leves de infertilidade, enquanto a FIV pode ser realizada por pacientes em situações mais graves.
Na FIV, entre os procedimentos complementares, existem possibilidades de recuperar os espermatozoides diretamente dos testículos ou epidídimos, analisar o DNA dos embriões ou utilizar o sêmen de um doador anônimo, por exemplo.
Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais para ajudar outras pessoas!
Deixe o seu comentário: