Gametas: o que são? - Clínica Reproduce Gametas: o que são? - Clínica Reproduce
BLOG

Gametas: o que são?

A reprodução humana acontece após diversos processos que envolvem o corpo masculino e feminino. Para que a gestação tenha início de forma saudável, alguns aspectos da fertilidade devem ser levados em consideração.

Um deles é a qualidade dos gametas masculinos e femininos, os responsáveis pela fecundação. Trata-se de células sexuais que carregam os genes responsáveis pela carga hereditária que serão transmitidas ao feto.

Nas mulheres, os óvulos são liberados pelos folículos durante a ovulação. Já nos homens, os espermatozoides são produzidos pelos testículos durante a espermatogênese.

É comum que doenças e alterações no funcionamento do organismo levem a uma deficiência na qualidade e na quantidade dos gametas disponíveis. Essa condição pode causar infertilidade feminina e masculina.

Nesta leitura, entenda o que são os gametas masculinos e femininos e saiba como eles se relacionam com a fertilidade.

 

O que são os gametas?

Os gametas são células sexuais do corpo que atuam na reprodução humana, levando os genes com a informação hereditária dos homens e das mulheres. Apresentam cromossomos que, ao se unirem, formam o embrião com informações genéticas do pai e da mãe.

A sua produção acontece em um processo denominado gametogênese, pelas gônadas. Nas mulheres o gameta é o ovócito, ou óvulo, liberado pelos folículos armazenados nos ovários desde o nascimento. Nos homens, é o espermatozoide, produzido nos testículos.

O óvulo é uma célula grande, imóvel e com material nutritivo. A partir do nascimento da mulher não existe uma produção desse gameta no corpo, apenas o seu amadurecimento. A mulher nasce com os folículos que carregará durante a vida, sendo eles desenvolvidos ao longo da vida reprodutiva, liberando o óvulo na ovulação.

O espermatozoide é uma célula pequena e móvel, constituída de cabeça e cauda. Na cabeça está localizado o acrossomo, que possui enzimas que favorecem a fecundação. A cauda é responsável pela sua locomoção e é formada pela peça intermediária, peça principal e peça terminal. É produzido nos túbulos seminíferos, pequenas estruturas localizadas nos testículos, durante a espermatogênese, processo que dura por toda a vida do homem a partir da puberdade.

Qual a relação dos gametas com a fertilidade?

Juntamente com o líquido seminal, os espermatozoides compõem o sêmen, que é ejaculado pelo pênis após a relação sexual. O sêmen possui enzimas que o auxiliam a sobreviver no corpo feminino.

A união dos gametas é o início do processo de reprodução e a fecundação do óvulo pelo espermatozoide acontece nas tubas uterinas. Nesse momento é originado o zigoto, que inicia uma divisão celular para formar o embrião.

O embrião é o resultado desse processo e conta com informações genéticas do pai e da mãe, dando origem às características do feto. Ao chegar no útero, ocorre a implantação embrionária, quando o embrião se fixa no endométrio, parede de revestimento interno uterino. Assim tem início o desenvolvimento fetal.

O que acontece quando uma pessoa não tem gametas?

Entre as principais causas de infertilidade masculina e feminina, estão as disfunções nos processos de produção e liberação dos gametas. É comum que alterações ou doenças interfiram nessa etapa da reprodução, dificultando a gravidez: se não houver gametas disponíveis a fecundação não acontece.

Nos homens, uma condição denominada azoospermia, quando não existem espermatozoides no sêmen ejaculado, é uma das principais causas da infertilidade masculina. Pode ser provocada por obstruções que impedem o transporte dos gametas para o líquido seminal (azoospermia obstrutiva) ou quando sua produção é interrompida por algum motivo (azoospermia não obstrutiva).

Entre as possíveis causas desse problema estão as inflamações resultantes de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), desequilíbrio hormonal, doenças genéticas, caxumba, diabetes, tumores ou tratamentos para o câncer, lesões e doenças como a varicocele.

Já nas mulheres, os distúrbios de ovulação são a causa mais comum para a infertilidade. A anovulação, quando não ocorre a ovulação para a liberação do óvulo, pode acontecer devido a algumas alterações no corpo.

Essa condição pode ser causada por desequilíbrio hormonal, como no caso do hipotireoidismo ou da síndrome dos ovários policísticos (SOP).

Mulheres que sofrem com disfunções leves na ovulação e desejam ter filhos, podem optar pela relação sexual programada (RSP), técnica de reprodução assistida mais simples, que utiliza a estimulação ovariana para aumentar a liberação dos óvulos.

Já os homens que enfrentam problemas de infertilidade leve, podem utilizar a inseminação artificial (IA), que utiliza o preparo seminal para selecionar os melhores gametas e inserir no útero da mulher para a fecundação.

Em situações mais graves que afetam a fertilidade de ambos, a melhor opção é a fertilização in vitro (FIV), principal técnica da medicina reprodutiva, que usa métodos muito avançados e eficientes.

Se você tem alguma dúvida sobre os gametas e a sua função, deixe aqui nos comentários para que possamos ajudar a solucioná-las.

Compartilhar:

Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clínica Reproduce
Clínica Reproduce -