O que é preparo seminal? Quando é feito? - Clínica Reproduce O que é preparo seminal? Quando é feito? - Clínica Reproduce
BLOG

O que é preparo seminal? Quando é feito?

Para que a reprodução seja concretizada, diversos fatores devem ser considerados. O homem e a mulher devem ser saudáveis e os sistemas e órgãos envolvidos no processo devem estar em boas condições.

Algumas doenças e alterações no organismo podem causar infertilidade, tanto masculina quanto feminina. Uma das principais causas do problema é a alteração na produção dos gametas sexuais.

A maior parte dessas questões pode ser resolvida por meio da reprodução assistida, que possui técnicas muito eficientes, definidas de acordo com cada situação. O atendimento individualizado é muito importante para aumentar a eficiência no tratamento, pois busca atuar conforme as necessidades do casal.

Após 12 meses de tentativas de engravidar, sem o uso de qualquer método anticoncepcional e sem alcançar sucesso, o casal já pode considerar a infertilidade e procurar auxílio médico para engravidar.

Uma das técnicas muito utilizada para homens com problemas de fertilidade é o preparo seminal, realizado durante a inseminação artificial ou a fertilização in vitro (FIV).

A seguir, saiba mais sobre o preparo seminal e entenda como o procedimento é realizado na reprodução assistida para resolver questões de infertilidade masculina.

O que é o sêmen e o espermatozoide?

Também conhecido como esperma, o sêmen é um líquido viscoso composto por algumas secreções produzidas pelo sistema reprodutor masculino. Sua função é transportar os espermatozoides, gametas masculinos, até as tubas uterinas, onde se encontram com o óvulo para a fecundação.

Por meio dos órgãos do aparelho reprodutor, o líquido seminal, a secreção prostática e os gametas são produzidos para compor o sêmen. Além do transporte dos espermatozoides sua função é nutri-los e protegê-los.

Os espermatozoides são os gametas masculinos responsáveis por fecundar o óvulo e iniciar a gestação. Trata-se de células reprodutivas, móveis, com formato alongado e podem ser vistas somente com a ajuda de um microscópio.

Como ocorre o processo de fecundação?

Homens e mulheres possuem a estrutura do sistema reprodutor favoráveis ao processo de reprodução. Os gametas sexuais masculinos devem encontrar os femininos para dar início ao desenvolvimento celular e gestacional.

Inicialmente os espermatozoides saem do organismo do homem pela ejaculação e são transportados pelo sêmen até as tubas uterinas durante a relação sexual. Na mulher, os óvulos são liberados durante o ciclo menstrual após o desenvolvimento dos folículos.

Ao se encontrarem nas tubas uterinas, os gametas se fundem: o espermatozoide rompe a camada de proteção do óvulo e o fecunda. Uma divisão celular é iniciada, dando origem ao zigoto.

Esse material é transportado até o útero, onde o embrião formado deve se fixar na camada interna de revestimento, conhecida como endométrio. Após a fixação endometrial, inicia o desenvolvimento do embrião.

Para que todo esse processo seja concluído com sucesso, homens e mulheres devem se encontrar saudáveis, com bons aspectos reprodutivos para realizar as etapas de reprodução com sucesso, sem riscos para a mãe ou o bebê.

O que é preparo seminal?

O preparo seminal é utilizado nas técnicas de reprodução para analisar e selecionar os melhores gametas masculinos para a fecundação. Pode ser feito durante a inseminação artificial (IA) ou a fertilização in vitro (FIV).

Esse procedimento é feito para aumentar as chances de sucesso no tratamento de infertilidade. Muitos homens passam por problemas de alteração na qualidade dos espermatozoides, podendo ser melhorados pelo preparo.

Após a coleta do material, o sêmen é analisado e são levados em consideração os aspectos microscópicos, como a motilidade e morfologia dos espermatozoide.

Como o preparo seminal é feito na FIV e qual a sua importância?

A FIV é uma das principais técnicas de reprodução assistida, sendo muito utilizada em situações mais graves de infertilidade. Seus procedimentos são realizados principalmente em laboratório e possuem alto grau de complexidade.

Durante o tratamento, o sêmen é coletado por meio de masturbação e preservado em um recipiente adequado. O preparo seminal avalia o material e identifica os espermatozoides de maior qualidade e com maiores chances de fecundação.

Por ser muito avançada, a FIV permite ainda que esses gametas sejam coletados diretamente dos epidídimos ou dos testículos. Isso acontece por meio da PESA, TESE e Micro-TESE e pode ser uma opção quando o homem passa por problemas mais graves de alteração seminal e não apresenta espermatozoides no sêmen coletado.

Esses métodos vêm avançando muito ao longo dos anos e permitem um maior controle das situações em que o casal passa por dificuldades para engravidar. Cada caso é avaliado de forma individual, a fim de definir a opção mais adequada em cada caso.

Se você se interessou pelo assunto, leia mais sobre o preparo seminal e entenda melhor como ele pode ser realizado na reprodução assistida.

Compartilhar:

Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clínica Reproduce
Clínica Reproduce -