Uretrite: infertilidade e tratamentos - Clínica Reproduce Uretrite: infertilidade e tratamentos - Clínica Reproduce
BLOG

Uretrite: infertilidade e tratamentos

 A uretrite é a inflamação da uretra, canal responsável pelo transporte da urina da bexiga para fora do corpo. Entre as suas causas mais comuns, estão aquelas associadas a bactérias transmitidas sexualmente.

Apesar de muitas vezes ser assintomática, a doença pode causar dor e uma urgência maior para urinar e pode apresentar uma secreção. Pode atingir homens e mulheres em qualquer idade e, quando diagnosticada precocemente, pode ser facilmente tratada.

Quando esse tratamento é demorado, a uretrite pode causar algumas complicações para a saúde do paciente, incluindo a infertilidade masculina e feminina. Para estes casos, existe a opção da reprodução assistida, que pode ajudar muitos casais com dificuldades para engravidar.

A seguir, entenda como funciona a doença, saiba qual a relação da uretrite com a infertilidade e conheça os tratamentos mais indicados.

Quais os sintomas da uretrite? 

Os sintomas apresentados por pessoas com uretrite podem variar entre homens e mulheres. É comum que mulheres não apresentem sinais que indicam a presença da doença, já os homens possuem mais sintomas, principalmente quando a condição é causada pela clamídia ou tricomoníase.

Quando indicam sintomas, as mulheres podem apresentar vontade frequente de urinar associada à dor, alteração no corrimento, dor na região pélvica e do abdômen, dor durante a relação sexual, coceira na região da vagina, febre a calafrios.

Já os homens manifestam a secreção peniana, dor ao ejacular, sensação de ardor ao urinar, presença de sangue na urina ou no sêmen, nódulos na região da virilha, coceira, sensibilidade e inchaço no pênis.

A uretrite também pode causar algumas complicações para homens e mulheres, principalmente quando não são tratadas de maneira correta. Mulheres podem desenvolver a doença inflamatória pélvica (DIP), que causa a inflamação do útero e das tubas uterinas, podendo formar aderências que interferem no processo de fecundação e levar à infertilidade feminina.

Nos homens, a inflamação pode ocasionar a inflamação dos epidídimos (epididimite) e dostestículos (orquite), também resultando em aderências que atrapalham o transporte dos espermatozoides ou até a sua produção. Este problema pode dificultar a reprodução, uma vez que os gametas masculinos não conseguem chegar até os óvulos para a fecundação.

Quais exames são feitos para o seu diagnóstico?

Para diagnosticar a uretrite, são realizados exames de urina ou de secreções uretrais que identificam o tipo de bactéria que causou a inflamação. A cistoscopia também pode ser feita para avaliar os segmentos uretrais e da bexiga, a fim de identificar as alterações.

Os exames sorológicos são feitos para identificar as bactérias transmitidas por via sexual, uma vez que é uma causa muito comum da uretrite. Para confirmar se a inflamação se espalhou por outros órgãos, são feitos a ultrassonografia transvaginal nas mulheres e o ultrassom dos testículos e próstata nos homens.

Qual a relação da uretrite com a infertilidade? 

A uretrite, quando não tratada de forma adequada, pode levar à formação de aderências em órgãos essenciais para o processo de reprodução, tanto em homens quanto em mulheres. 

No caso das mulheres, a inflamação pode acabar obstruindo o útero e a cavidade uterina, que são fundamentais para a reprodução. É nas tubas que a fecundação acontece e é o útero o responsável pelo desenvolvimento e parto do bebê.

Quando estes órgãos não estão saudáveis ou alguma obstrução impede a passagem dos gametas para concluir a fecundação, a reprodução fica inviabilizada.

Já nos homens, é comum que a uretrite mal tratada leve à formação de obstruções nos epidídimos e testículos, órgãos fundamentais na produção e armazenamento dos espermatozoides, os gametas masculinos responsáveis por fecundar os óvulos.

Quando o transporte dos espermatozoides é impedido, eles não chegam até os gametas femininos e não realizam a fecundação, contribuindo assim para a infertilidade masculina.

Qual o melhor tratamento para a uretrite? 

O tratamento da uretrite causada por infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) se dá pelo uso de medicamentos antibióticos, prescritos de acordo com a bactéria causadora. Nesses casos, os parceiros sexuais também devem ser tratados para evitar a reinfecção.

Medicamentos anti-inflamatórios podem ser indicados para aliviar os sintomas e garantir uma melhor qualidade de vida aos pacientes. A fim de prevenir a ocorrência da doença, é importante o uso de preservativos durante as relações sexuais.

Para pessoas que passam por problemas de infertilidade causados pela uretrite devem procurar ajuda na reprodução assistida, que apresenta técnicas muito eficientes na busca pela gravidez.

São três métodos diferentes, indicados de acordo com cada caso apresentado: a relação sexual programada (RSP), a inseminação intrauterina (IIU) e a fertilização in vitro (FIV). Normalmente a mais indicada, principalmente em casos mais graves, é a FIV por ser de maior complexidade e contar com técnicas mais avançadas.

Cada situação é avaliada de forma individual para que seja indicado o melhor tratamento, buscando personalizar os procedimentos e aumentar as chances de sucesso na gravidez.

Se este post foi de grande utilidade para você, leia também sobre a uretrite e conheça as principais causas e ocorrências da doença.

Compartilhar:

Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clínica Reproduce
Clínica Reproduce -