O que é implantação embrionária ou nidação? - Clínica Reproduce O que é implantação embrionária ou nidação? - Clínica Reproduce
BLOG

O que é implantação embrionária ou nidação?

Todos nós sabemos “de onde vêm os bebês”, mas na maior parte das vezes os detalhes desse acontecimento tão decisivo na vida de mulheres, homens e bebês são desconhecidos.

Na concepção por vias naturais, esse processo começa poucas horas ou até alguns dias após a relação sexual desprotegida durante o período fértil da mulher.

Com a ejaculação, em condições normais, pelo menos 40 milhões de espermatozoides são liberados no canal vaginal, que seguem em direção ao cérvix, penetrando o útero e atingindo as tubas uterinas, onde o óvulo fica. A fecundação acontece quando um dos espermatozoides rompe a zona pelúcida e se projeta para o interior desse óvulo.

Cada gameta, óvulo e espermatozoide, contém metade do código genético de um ser humano, contido em seus pronúcleos. A fecundação, nesse sentido, vai além da penetração do espermatozoide no óvulo, e acontece verdadeiramente quando há a fusão dos pronúcleos e a formação do material genético completo do concepto.

Aliás, o concepto nesse momento chama-se zigoto e, a partir da fecundação, passa a ser direcionado para a cavidade uterina pelo movimento peristáltico e ciliar das tubas uterinas.

Enquanto o zigoto vai sendo transportado até o útero, acontecem as primeiras clivagens (divisões celulares), em que a célula primordial, resultado da fusão de óvulo e espermatozoide, se multiplica e passa a ser chamada de embrião.

Nos primeiros 3 dias após a fecundação, o zigoto tem o aspecto de uma amora, com uma série de células aderidas umas às outras, formando um corpo maciço.

Essa fase, conhecida como fase de mórula, termina por volta do 5º dia após a fecundação, quando o embrião chega ao útero. Na fase de blástula, como é chamada agora, o blastocisto desenvolve a primeira cavidade embrionária, a blastocele.

Um dos acontecimentos mais importantes dessa fase é a fixação do embrião no útero, um processo chamado de implantação embrionária, que marca de fato o início da gestação.

Nos procedimentos de reprodução assistida, os acontecimentos são praticamente os mesmos, inclusive na FIV (fertilização in vitro).

O que muda é que cada etapa, da fecundação à implantação embrionária, será monitorada e auxiliada por tecnologias cujo objetivo é aumentar as chances de a mulher desenvolver a gestação.

Problemas com a receptividade endometrial ou até mesmo anomalias genéticas no próprio embrião podem impedir a implantação embrionária e fazer com que a mulher ou o casal passe por repetidas falhas de implantação, que causam sofrimento e frustração.

Nesse sentido, este texto aborda com detalhes o processo de implantação embrionária, os problemas que pode apresentar e como a medicina reprodutiva pode oferecer saídas para cuidar desses casos. Aproveite a leitura!

O que é implantação embrionária?

A implantação embrionária é o evento que marca o início da gravidez em si. Também chamada de nidação ou fixação, a implantação embrionária deve acontecer entre 5 e 7 dias após a fusão dos pronúcleos dos gametas masculino e feminino, tanto na concepção natural quanto na reprodução assistida.

É a partir de uma implantação bem-sucedida que tem início a formação da placenta e dos outros anexos embrionários, que auxiliarão o crescimento e desenvolvimento fetal, além de promover a comunicação entre o bebê e a mãe.

Além disso, é necessário que o concepto e a placenta permaneçam aderidos ao endométrio durante toda a gestação, e essa ligação começa precisamente na implantação embrionária.

Como acontece a implantação do embrião no útero?

O zigoto se forma na tuba uterina após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide. Os pronúcleos se fundem em uma única célula, chamada zigoto, e depois de algum tempo passam a se dividir, processo chamado de clivagem.

Essas divisões celulares ocorrem por todo o percurso do embrião até o útero. Esse deslocamento acontece devido aos movimentos peristálticos levíssimos produzidos pelas tubas uterinas e os cílios tubários, já que ainda há muita fragilidade nessa fase.

Nesse momento, o embrião ainda conta com a zona pelúcida que herdou do óvulo pré-fecundação. Essa zona pelúcida, que agora não é mais ovular e sim embrionária, deve ser rompida para que o embrião possa fixar-se no endométrio e para que a formação da placenta possa ter início.

Esse processo de rompimento da zona pelúcida para implantação do embrião é chamado de eclosão ou hatching.

Qual a importância da implantação embrionária para a gravidez?

Um processo de implantação embrionária bem-sucedido é fundamental para o sucesso de qualquer gestação.

Os processos mais complexos do desenvolvimento fetal têm início nessa fase e dependem tanto da estabilidade e segurança, oferecidas pela adesão do feto e da placenta ao útero, como da energia fornecida pela nutrição materna.

É também a partir da implantação que as células embrionárias passam a se diferenciar das células trofoblásticas, responsáveis por originarem os anexos embrionários, como placenta, cordão umbilical e líquido amniótico.

… e na reprodução assistida?

Na reprodução assistida, a implantação embrionária é um evento que ocorre após a última etapa dos processos, independentemente da técnica escolhida.

Na RSP (relação sexual programada) e na IA (inseminação artificial), a implantação é aguardada e confirmada com o exame de gravidez, cerca de 15 dias após a fecundação.

Já na FIV (fertilização in vitro), a implantação ocorre depois da transferência dos embriões para o útero. Embora seja possível analisar a receptividade endometrial e fazer uma preparação do endométrio, não temos controle sobre a implantação em si em nenhuma técnica de reprodução assistida e pode haver falhar de implantação.

O que são falhas de implantação embrionária?

As falhas de implantação podem acontecer por motivos diversos, que variam de anomalias genéticas do embrião até problemas na receptividade endometrial.

De modo geral, qualquer fator que altere o ambiente uterino pode levar a problemas com a receptividade endometrial.

Dentre os motivos principais, podemos destacar as alterações hormonais e as deformações na anatomia uterina, como aquelas causadas por miomas, pólipos ou endometrites, além das próprias malformações uterinas, que são genéticas.

Ficou interessada para saber mais sobre a FIV? Acesse nosso link!

Compartilhar:

Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Minha mulher usava o diu quando tirou passou a tomar anticoncepcional por duas semanas e parou. E tivemos relação no período fértil e 5 dias depois ela percebeu na calcinha uma borra de café por três dias e sentiu um pouco de cólica no primeiro dia que apareceu a borra. Será que ela está grávida?

    • Olá Guilherme,

      Tem possibilidade sim!

      Se há dúvidas o ideal é que faça o teste de gravidez.

      Atenciosamente,

  2. Olá então eu estou sentido colica des do dia 30 i nada ainda tem possibilidades? A cólica vai i volta eu penso que vai descer mas não desce

    • Olá Gessica,

      Os sintomas da nidação não duram mais do que três dias.

      Mas caso você tenha tido relações, existe a possibilidade de gravidez.

      Caso você esteja em dúvida, recomendamos que faça o teste.

      Atenciosamente,

    • Olá Jaqueliny,

      Nem todos os casos a nidação apresenta sintomas, porém pode apresentar um sangramento de coloração vermelho claro ao amarronzado e não dura mais de três dias.

      Atenciosamente,

  3. Estava com a menstruação atrasada a 16 dias, ontem dia 24/04 desceu um pouco de sangue com a coloração diferente dos outros ciclo pode ser a tal da nidação??
    Obs: tive relação sem me proteger e com 10 dias de atraso da menstruação eu fiz um teste de farmácia e deu negativo… Agora estou em dúvida se esse sangramento e minha menstruação ou a tal da nidação.

    • Olá Jéssica,

      A nidação pode apresentar sintomas em alguns caso, mas na maioria das vezes é assintomática.

      A variação na cor do sangue menstrual é normal.

      Atenciosamente,

  4. Boa tarde uma dúvida fiz o teste de beta hcg no dia 08/05/21 e o resultado foi de 469.67 mUi/ml a princípio dizem que é 5 semanas de gestação.A minha dúvida é se concepçao foi antes ou depois de 24 de abril.

    • Olá, Ingrid!
      Obrigado pelo seu comentário. Mas é inviável dar uma resposta assim só com essas informações. Sugerimos que você procure um médico especialista para ser avaliada da forma correta e receber seu diagnóstico.
      Atenciosamente.

  5. Boa tarde! Quando no processo da nidação o óvulo fecundado não consegue fixar na parede do útero pode ocorrer sangramento antes do período menstruação?

    • Olá Bianca! Obrigada pelo seu comentário.
      Pode ocorrer um leve sangramento, cuja duração média é de três dias.
      Atenciosamente.

  6. Minha menstruação vem sempre 7 dias apos o último ciclo, esse mês veio na mesma data do mês passado, mas e so uma borrinha fiz um teste de farmacia mas deu negativo. Sera que mesmo assim psso esa gravida? Quando posso repetir o exame?

    • Olá Maria,

      É comum ocorrer alterações na menstruação e irregularidade.

      Recomendamos que procure um especialista para avaliar o caso.

      Atenciosamente,

  7. Olha minha última menstruação veio dia 15 de maio , tive relação dia 31 de maio , eu acho que estava na semana fértil , fiz dois teste de gravidez pode ser um falso positivo. Ou não

  8. Estou na 5 semana de gestação, e na quarta feira tive um pequeno sangramento, seguindo na quinta de uns borrões de café, hoje sexta feira tive um outro pequeno sangramento. Nada como fluxo menstrual, mas estou assustada. O que pode estar havendo?

  9. Sou tentante há mais de um ano e a minha menstruação sempre foi bem regular, mas esse mês ela atrasou 12 dias, eu tive bastante oscilação de humor e cansaço também, e começou uma botinha de café no décimo dias então resolvi fazer o Beta e o resultado foi Indeterminado, me deu esperança de vir um positivo aí, porém ontem quando completou os 12 dias de atraso a minha menstruação veio abundante. Pode ter sido uma gravidez química?

    • Olá, Jéssica!
      Obrigado pelo seu comentário. Mas é inviável dar uma resposta assim só com essas informações. Sugerimos que você procure um médico especialista para ser avaliada da forma correta e receber seu diagnóstico.
      Atenciosamente.

  10. Tive relações disprotegida todo período fértil até a ovulação
    Estou sentindo uma pontada no pé da barriga, será é a tal implantação?

    • Olá Amélia,

      Você pode fazer o teste de farmácia para verificar se há presença de gravidez.

      Atenciosamente,

  11. Olá, boa tarde!! Estou na quinta semana de gravidez, porém no dia 06/02 veio um pouco de líquido marrom, é normal ou devo procurar um médico?

    • Olá Deusilene, tudo bem?

      O corrimento marrom na gravidez geralmente aparece nos primeiros três meses do período gestacional.

      Esse fluxo é uma perda de sangue acumulada com uma origem benigna, mas recomendo que consulte o seu médico para ter a certeza de que está tudo bem.

      Atenciosamente,

  12. Ola deixa tira uma dúvida e pq dua 5 desse mês de fevereiro tive relação desprotegida ai minha menstruação era ora ter vindo dia 11 e não veio aí hj dia 12 acordei com um sangramento e cólica aí não sei se é a implementação ou minha menstruação que tá vindo

    • Olá Adriele, tudo bem?

      Você chegou a realizar um teste de gravidez? Por acontecer uma relação sexual desprotegida pode, sim, ser indícios da implementação. Mas, como a dor está perto do período da menstruação, pode não ser. Pois, alguns externos como a tensão pode desequilibrar o ciclo menstrual.

      O ideal é fazer a realização do teste e procurar por um especialista, mesmo que dê negativo para verificar se pode ter a existência de alguma complicação no seu útero.

      Ficamos a disposição se desejar.

      Atenciosamente,

  13. Boa tarde.
    O meu ciclo anterior foi de 29 dias.
    Após esse ciclo (o que agora é o atual) foi até ao trigésimo primeiro dia de ciclo e no dia 22 de Fevereiro apareceu sangue (pouco abundante do que o habitual) no dia a seguir apareceu às pingas e na noite desse mesmo dia não apareceu mais nada. Nem nos dias a seguir. Estamos a dia 27/02 e não desceu mais nada. Não obstante ao facto que tive relações desprotegidas com o meu marido, visto que estamos a tentar engravidar.
    É possível existir uma gravidez?

    • Olá Carla! Tudo bem?

      Existe, sim, vocês estão fazendo algum tratamento para tentar?

      Mas, é importante fazer o exame para avaliar a taxa de BhCG pata ter certeza. Se caso der negativo, você precisa buscar fazer um diagnóstico para ver como está a sua saúde. Recomendamos também o exame de ultrassom.

      Atenciosamente,

  14. Boa tarde,
    Fiz a minha transferência embrionária no dia 8 de maio e o embrião foi transferido com 5 dias. Hoje, dia 10, ele tem 7 dias e eu estou a sentir muito, muito, muito sono. É possível que já seja relacionado com a gravidez ou não tem nada a haver? Obrigada!

    • Olá Rita, tudo bem?

      Sim, é possível que esse seja o sintoma de gravidez após 1 semana. Você já fez o retorno para ver o resultado?

      Atenciosamente,

Clínica Reproduce
Clínica Reproduce -